
Lesões no joelho – Apesar de ainda ser controverso, estudos biomecânicos indicam que um fator muito importante a ser levado em conta é a angulação em que o joelho é submetido durante o treino. Sabe-se hoje que algumas máquinas de cadeia cinética fechada, nas quais trabalham-se o joelho, tornozelo e quadril ao mesmo tempo, como o leg press, por exemplo, quando praticado em uma em angulação acima de 60° gera um vetor de reação articular muito grande, com consequente hiperpressão na cartilagem, podendo levar à lesão. Já as máquinas de cadeia cinética aberta, na qual apenas o joelho trabalha durante a contração, como na cadeira extensora, esta hiperpressão ocorre quando o joelho está muito próximo de ficar completamente esticado. Novamente: o fator mais importante aqui é a boa execução do movimento, sendo observado por um professional qualificado.
Lesões na lombar - Durante a prática da musculação, especialmente em movimentos que aumentam a pressão intra-abdominal, associados à flexão e rotação da coluna lombar, quando mal executados, podem sobrecarregar os discos intervertebrais, podendo levar a uma rápida degeneração, perdendo propriedades de proteínas, causando microfissuras no disco até em um estágio final, se tornando uma hérnia de disco ou uma protrusão discal, especialmente em indivíduos entre 35 a 45 anos.
Lesões no ombro - Classicamente o aumento súbito da carga em exercícios como o supino e elevação lateral, quando associados a movimentos descoordenados podem levar à chamada síndrome do impacto do ombro, uma das maiores causas geradora de dor e disfunção se tratando de ombro, de caráter crônico, tendo como principal sintoma a dor que piora à noite e ao levantar o braço, além de crepitação local (estalos), fraqueza e dificuldade nas atividades de vida diária.
Lesões musculares - A história clínica é marcada por dor súbita localizada de intensidade variável, algumas vezes acompanhada de um estalido audível ou de uma sensação de pedrada e perda imediata de força. A intensidade dos sinais e sintomas pode variar de acordo com a sua gravidade.
Comments