top of page
Buscar

NOVIDADE NO TRATAMENTO PARA OS JOELHO - Viscossuplementação

Foto do escritor: Projeta ComunicaçãoProjeta Comunicação


A viscossuplementação consiste na introdução no joelho de uma substância que possui o ácido hialurônico com componente ativo

O joelho possui um líquido que possui uma substância similar, que com o passar dos anos em casos de artrose ou degeneração cartilaginosa, pode diminuir de quantidade ou mudar sua concentração, levando a inflamação crônica, promovendo aumento da velocidade de degeneração da articulação e causando dor.

Alguns estudos mostram que em pacientes mais idosos com artrose sem indicação para artroplastia (prótese) ou ainda pacientes mais novos com alterações cartilaginosas podem se beneficiar com a introdução na articulação dessa substância. Obviamente cada caso precisa ser analisado por um profissional médico habilitado e indicado após exames complementares (ressonância) se for o caso.

A articulação do joelho pode ter lesões cartilaginosas secundárias a outros problemas (lesões meniscais), onde a viscossuplementação não seria tão efetiva sem o tratamento da lesão meniscal concomitante. Colocado apenas isso, já se tem uma idéia da importância de avaliação prévia. A viscossuplementação pode ser utilizada em outras articulações que apresentam rotineiramente lesões condrais (ex tornozelo).

Quando é Recomendado o uso da Viscossuplementação ou Ácido Hialurônico? Costumamos dizer que o tratamento da Artrose ou da Síndrome Femoropatelar (doença diferente da artrose, mas que também pode se beneficiar da Viscossuplementação) envolve muitas vertentes. Chamamos isso de tratamento multidisciplinar. Primeiramente, sempre evitamos os tratamentos mais invasivos (o ácido hialurônico é um deles, já que é feito por aplicação de injeção), como por exemplo a perda de peso, o uso de medicação apropriada, o fortalecimento muscular sem muito impacto, etc. Quando as formas de tratamentos menos invasivas não surtem o efeito desejado partimos para as infiltrações. O Ácido Hialuronico se apresenta na forma de várias apresentações, como o Orthovisc ou Synvisc, por exemplo. A sua principal vantagem é que normalmente não dá efeitos colaterais e melhora rapidamente as dores e inchaço do joelho.

A viscossuplementação é um tipo das denominadas "infiltrações". Outras substâncias podem ser utilizadas com determinados fins, como por exemplo anestésicos locais para alívio imediato por pouco tempo para determinado fim (exemplo: atletas pré jogo) ou ainda corticoides para tentativa de melhora de dor crônica. Corticoides não têm sido atualmente utilizados como antes devido a diminuir o fluxo sanguíneo local, lesando tendões e cartilagem a médio e longo prazo e por diminuírem sobremaneira o processo inflamatório local (lembrando que o processo inflamatório filisológico é um meido de defesa do organismo) aumentam consideravelmente o risco de pioartrite (grave infecção articular).



 
 
 

Comments


bottom of page