top of page
Buscar
Foto do escritorProjeta Comunicação

LER e DORT


A sigla LER significa lesões por esforços repetitivos, sendo também denominada como distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho - DORT. São doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais. São causadas por movimentos reincidentes e contínuos com consequente sobrecarga dos nervos, músculos e tendões. O esforço excessivo, má postura, stress, condições desfavoráveis de trabalho também contribuem para o aparecimento da LER.

Nos salões de beleza, movimentos com escovas, pentes e secadores, para realização de secagem e penteados, pode levar ao problema? Sim, sem sombra de dúvidas, inclusive pode gerar tendinite. São entendidos como uma síndrome relacionada ao trabalho, caracterizada pela ocorrência de vários sintomas, tais como a dor, parestesia, sensação de peso, fadiga, de aparecimento insidioso, geralmente nos membros superiores. Dor é o principal sintoma. Entre as queixas mais recorrentes sensações de peso e cansaço, formigamento.Pode ocorrer tendinites- inflamações nos tendões, epicondilites- inflamações nos cotovelos e síndrome do túnel do carpo, que é a inflamação do nervo na região do punho.

O que o profissional dos salões de beleza pode fazer para prevenir e amenizar o problema? O ideal é que o profissional faça pausas entre um cabelo e outro, de pelo menos 15 minutos. Exercícios para o fortalecimento do músculo também é indicado.

DICAS Estabeleça pausas. Embora não exista um cálculo preciso acerca do tempo necessário, tente se dar uma pausa de 5 a 10min a cada 1 hora sentado. Aproveite para levantar-se, caminhar um pouco, se possível alongando braços, pernas e pescoço. Os exercícios para fortalecimento da musculatura dos dedos das mãos, punhos e antebraços podem ser realizados. Para isso, bolas de borracha podem ser utilizadas. Tais hábitos contribuirão para um trabalho mais produtivo e uma vida mais saudável. O uso de luvas e tensores pode ajudar a amenizar ou problema ou as dores? Isso vai depender do tipo e gravidade da dor, o ideal é que um profissional seja procurado para analisar cada caso.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page