Com a chegada do verão, muitas pessoas voltar a prática de atividades físicas, muitas vezes até com certo exagero, visando resultados rápidos.
É fundamental para quem vai começar a praticar atividades físicas, como por exemplo, corrida, uma avaliação cardiovascular. Com uma vida cada vez mais estressante nos dias de hoje, ansiedade, preocupações do dia a dia, estresse, hábitos não saudáveis (exemplo: tagabismo) podem prejudicar o coração, colocando-o em risco caso o iniciante a prática esportiva exceda seus limites.
Mesmo para quem já pratica, uma avaliação periódica é importante.
Quem corre, está sujeito a alguns tipos de lesões, sejam elas traumáticas ou não.
As traumáticas mais comuns são as entorses, e as contusões oriundas de quedas durante o percurso.
As atraumáticas geralmente envolvem sobrecarga ou excesso/overuse (tendinopatias, exemplo tendinites).
Para evita-las, sempre cuidado ao correr para evitar traumas (quedas, por exemplo) e realizar aquecimento e alongamento antes das atividades, preparando o corpo para o início da mesma.
Para quem está interessado em participar de provas, importante a preparação para a mesma.
Durante algumas semanas antes, intensificar o treinamento melhorando assim o aparelho cardiovascular. Alguns dias antes, recomenda-se a diminuição da intensidade do treinamento, visando total recuperação do organismo para melhor rendimento durante a prova. Próximo ao dia da prova, evitar bebidas alcoólicas, alimentos ricos em gordura e sal e procurar propiciar ao corpo período adequado de sono.
Não existe uma regra para se começar a disputar uma prova. Cada um ter que ter em mente melhorar sua performance com o passar das semanas.
Para quem treina, procurar melhorar semanalmente o tempo é importante. Procurar constância em treinamentos acima de cinco quilômetros é fundamental.
Para quem pensa em participar de uma prova de 10 quilômetros, por exemplo, procurar realizar a prova da mesma forma que realiza os treinamentos. Tomar cuidado com a adrenalina no momento, porque na ânsia de melhorar sobremaneira o tempo de realização, a pessoa pode exceder o que o corpo está acostumado e ter uma distensão, por exemplo.
Diminuir o ritmo dias antes da prova para total recuperação do organismo e alguns dias de ritmo lento após a prova são necessários para reabilitação do organismo, evitando assim lesões. O período de repouso varia de pessoa para pessoa. Ao menos 24 a 48 horas para que o organismo possa se encarregar de eliminar radicais livres oriundos da prova.
Existem no mercado diversas ferramentas que visam auxiliar o corredor (fitas, emplastros, etc). É importante salientar que NADA
é importante salientar que nada substitui a adequada preparação. Na véspera e no dia da prova, procurar se hidratar e comer alimentos leves, com equilíbrio entre carboidratos e proteínas, evitando alimentos gordurosos e com muito sal (o sal retérm líquido no organismo, o que pode influenciar negativamente na performance.). Variações de temperatura bruscas podem influenciar negativamente na performance. Por exemplo, em dias frios, o organismo precisa gastar mais energia para produzir calor, o que pode influenciar negativamente na performance. Todavia, em dias muito quentes, o organismo precisa lançar mãos de meios para diminuir a temperatura corporal (exemplo, o corredor sua mais, o que é uma tentativa de diminuir a temperatura). A temperatura ideal para o praticante é aquela que ele está acostumado no dia a dia. Ainda, o percurso pode influenciar. Praticantes de corrida que treinam no plano terão seu rendimento prejudicado se forem correr em percurso acidentado. Para subidas, por exemplo, o esforço cardiovascular será maior, o que prejudicará o resultado final caso o praticante não esteja acostumado a correr nesse tipo de percurso.
Comments